quinta-feira, 23 de maio de 2013

Família e Comunicação



A comunicação no lar é essencial. Mas, para que ela exista, primeiro é preciso definir seus termos, de modo que cada pessoa saiba o que a outra esta falando, e o que quer dizer com aquelas palavras. Caso contrario, o que esta fazendo é falar uma para a outra, e não uma com a outra.
Encontramos esse principio em 1 Joao 1.3: “O que vimos e ouvimos, isso vos
anunciamos, para que também tenhais comunhão conosco; e a nossa comunhão é com o Pai e com seu F ilho Jesus Cristo.”
Como sabemos, infelizmente essa comunicação não é muito comum, e assim, criam-se vários problemas. Portanto, para que haja restauração e estabelecer uma verdadeira comunicação na família, é necessário que se de alguns passos nessa direção.

1° - Esclarecer ofensas passadas:
Muitos problemas conjugais persistem por anos a fio devido a uma falta de dialogo franco a dois. Muitos tentam virar uma nova pagina, procurando esquecer-se do passado e seguir adiante. Isso nunca dará certo sem que primeiro resolva os incidentes acontecidos. Se os desentendimentos e ofensas não forem resolvidos, passara a existir uma barreira entre o casal.
“Tendo cuidado de que ninguém se prive da graça de Deus, e de que nenhuma raiz de amargura, brotando, vos perturbe, e por ela muitos se contaminem” (Hb 12.15).

2° - Reconhecer seus erros e confessá-los:
Para que um relacionamento de certo, é necessário que exista sinceridade e humildade suficientes, a fim de que o ofensor reconheça seu erro o confesse-o. O que encobre as transgressões nunca prosperam; mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia (Pv 28. I 3).

3° - Pedir perdão e assumir um compromisso de não errar novamente:
Esse ato deve ser espontâneo, em que a pessoa se compromete a não cometer mais o mesmo erro.
Eis que já estás são; não peques mais, para que não te suceda alguma coisa pior.  João 5:14

Ha quem diga que nos relacionamentos familiares, três pequenas frases não
podem faltar: “Eu errei”, “Perdoa-me” e “Eu te amo”. Na verdade, elas se baseiam nesses três princípios que acabamos de estudar.
É essencial que façamos uma troca em nossas reações naturais pelas reações de Jesus Cristo. Enquanto que as atitudes do ofensor são magoar, ofender, xingar, maltratar, as atitudes do ofendido que segue a Cristo são perdoar, amar, abençoar e orar. em favor do ofensor.
Porque para isto sois chamados; pois também Cristo padeceu por nós, deixando-nos o exemplo, para que sigais as suas pisadas.

O qual não cometeu pecado, nem na sua boca se achou engano.

O qual, quando o injuriavam, não injuriava, e quando padecia não ameaçava, mas entregava-se àquele que julga justamente;
1 Pedro 2:21-23.

Esta é a maneira sublime de Deus para que sempre tenhamos uma consciência limpa, cheia de paz, sem nada nos acusando A palavra de Deus diz: Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira.
Efésios 4:26

Nenhum comentário:

Postar um comentário